DETRAN

O Cartório Moratas é um dos Cartórios autorizados pelo DENATRAN a realizar o Comunicado de Venda.

Basta que as partes, após a venda, compareçam no Cartório com o DUT expedido pelo DETRAN integralmente preenchido e assinado, com as firmas do vendedor e comprador reconhecidas por autenticidade, acompanhado do recibo de venda e de uma cópia autenticada daquele documento, e requeiram que se faça a comunicação de venda do veículo ao DETRAN.

A comunicação de venda do veículo é o ato que efetiva a venda veicular, além de evitar que o antigo proprietário do veículo seja responsabilizado cível ou criminalmente por atos cometidos por terceiros, envolvendo o veículo em questão, após a transferência, como, por exemplo, multas, acidentes ou crimes.
A comunicação da venda passa é simples, imediata e segura, já que se trata de um serviço prestado pelo Cartório e que conta com a fé pública. Além disso, o vendedor recebe na hora uma certidão comprovando a comunicação de venda feita ao DETRAN.

O cancelamento poderá ser solicitado apenas pelos comunicados realizado neste cartório. Para isso, basta que o proprietário compareça pessoalmente com a cópia autenticada do DUT (Documento Único de Transferência).